Mercado de seguros cresce no Brasil
No período, o segmento movimentou R$ 2,820 bilhões em prêmios de seguros, contra R$ 2,510 bilhões no primeiro trimestre do ano passado.
Entre os seguros de maior representatividade no mercado, os que apresentaram o melhor desempenho foram os seguros turísticos, que evoluíram 26,14% alcançando o total de R$ 3,7 milhões, na comparação com os R$ 2,9 milhões no mesmo período de 2007.

Os seguros de acidentes pessoais (coletivo) somaram R$ 429 milhões, o que representa um crescimento de 23,22% na mesma base de comparação.

Outro tipo de seguro que cresceu foi o chamado seguro prestamista (aquele contratado pelas financeiras para garantir prestações em caso de morte, invalidez ou desemprego do comprador) que, por sua vez, cresceu 18,91% com um volume de R$ 558 milhões de janeiro a março de 2008, em relação aos R$ 469 milhões do mesmo período de 2007.

O balanço consolidado do primeiro trimestre do setor de seguros foi elaborado pela Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (Fenaprevi), entidade que representa 89 empresas que comercializam produtos de vida e previdência. A entidade elabora mensalmente balanço do setor com base nas informações coletadas pela Superintendência de Seguros Privados (Susep).

O levantamento não inclui o VGBL, considerado para esse fim como produto de acumulação previdenciária.

Em relação a sinistros retidos (equivalente ao sinistro pago na integralidade, menos descontos de cosseguro cedido, resseguro cedido e outros descontos, mais retrocessão aceita), o volume desembolsado pelas seguradoras no primeiro bimestre de 2008 foi de R$ 980 milhões em relação aos R$ 942 milhões no mesmo período em 2007.

 
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